sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quem Indica? - The Mentalist

            Por Erton "Falcor" Vieira


Olá meus camaradas,

Sou um grande fã de séries, tanto que me propus a escrever sobre elas aqui no Dracômico. Desde os primeiros episódios de Arquivos X que assisti a trocentos anos atrás não parei mais de acompanhar seriados. Já cheguei a acompanhar quase 10 seriados de uma só vez. Que é um número alarmante se você pensar bem.

Óbvio que assisti os seriados mais famosos, como LOST, 24 horas, Arquivo X, Friends. Esses seriados são obrigatórios para quem gosta desse tipo de entretenimento. Acompanho os clássicos contemporâneos também: The Walking Dead, Game of Thrones e Breaking Bad. Ambos excepcionais em suas abordagens.

Pelo menos três desses você já assistiu...


Contudo, tem um tipo de série que me pega pelo pé: séries policiais. A dinâmica entre um(a) policial e um parceiro ~divertido funciona muito bem na telinha. Acho CSI fantástico. Toda vez que assisto um episódio de Cold Case fico abismado como eles conseguem encaixar a trilha sonora. Castle é uma das séries mais divertidas que acompanhei nos últimos anos. Porém hoje vou indicar uma série que tem essa dinâmica de policial/companheiro inusitado: The Mentalist!

A melhor equipe da CBI.


The Mentalis, criado em 2008 por Bruno Heller, é uma série policial que gira em torno de Patrick Jane (Simon Baker) que tem um talento, digamos, peculiar: observar tudo em seus detalhes. Com essa sua habilidade ele ajuda a Agência de Investigação da Califórnia (no inglês CBI) a resolver os casos mais intrigantes.

Mas ele não entrou nessa vida por querer (dscp :/). Patrick Jane ganhava a vida como ~vidente. Ele usava sua alta capacidade de observação para enganar as pessoas e ganhar dinheiro. Porém ele cometeu um erro e, como consequência sua esposa e filha foram assassinadas por um serial killer conhecido como Red John.

Smile sangrento na casa do Jane.


Depois de um tempo se recuperando do choque de perder a família, Patrick Jane decide ajudar, com suas habilidades, a caçar o famigerado Red John. É assim que ele conhece a equipe responsável pela captura do serial killer, que é capitaneada pela Agente Teresa Lisbon (Robin Tunney). E assim se forma uma das equipes mais competentes em desvendar assassinatos do lado oeste dos EUA.

Apesar de The Mentalist ser um seriado do tipo “caso da semana” ele sempre fica orbitando o caso do Red John. A gana do Jane de pegar o assassino de sua família e tanta que você se pega torcendo para ele desde os primeiros minutos da série. E ir descobrindo a cada episódio mais pistas sobre quem é o Red John se torna uma jornada muito divertida.

6 temporadas deixa qualquer elenco afinado...


The Mentalist se destaca em outro ponto: seu elenco. Simon Baker é um ator formidável, ele consegue ir do cômico ao extremamente tenso em um único episódio. Conseguimos ver a diferença na postura corporal de quando ele era um charlatão e de como ele é depois dos assassinatos, é louvável.  A Robin Tunney é uma bela surpresa. Pouco conhecida antes da série, se tornou um pilar da trama. Sua personagem, a Agente Lisbon, é quem dá segurança para o Jane trabalhar e quem muitas vezes impede o Patrick de se afogar no seu desejo de vingança. E a dinâmica dos dois?? Poucas vezes eu vi uma dupla mais entrosada que os dois. Quando é engraçado a cena, se torna MUITO engraçado. Quando é tensa a cena, aí meus amigos, é pra ficar na ponta da cadeira.

O elenco de apoio é a cereja do bolo. Kimball Cho (Tim Kang), Van Pelt (Amanda Righetti) e Wayne Rigsby (Owain Yeoman), membros da equipe chefiada por Lisbon, têm diferentes personalidade que abre uma infinita gama de possibilidades de ser exploradas, é o que acontece durante as 6 temporadas que a série já tem.

The Mentalist é aquela série que se destaca no meio de uma multidão de séries policiais. Por seu enredo, mistérios, personagens, essa série já deixou sua marca na TV. Personagens icônicos, como o Red John e seu smile sangrento, já fazem parte da cultura pop. Séries assim merecem ser acompanhada, é uma viagem longa, sim (cada uma das 6 temporadas tem em média 22 episódios), porém muito divertida e gratificante.


Recomendo com a benção do Red John!

Nenhum comentário:

Postar um comentário