terça-feira, 18 de março de 2014

CGTéC - Descobridor dos 7(???) Mares

            Por Elton "Smaug" R. Vieira


Descobridor dos 61 MARES, navegar eu quero.

Olá amiguinhos

O ser humano é um ser crédulo. Uma criatura ingênua. Um bicho otário. Por mais que haja céticos, ainda sim nossa raça tende a acreditar em qualquer coisa que nos digam. Bem, essa coisa tem que ter o mínimo de sentido lógico, porque tudo tem que ter limites. 

Pesquisas científicas afirmam que quando nos deparamos com um questionamento complexo, temos preguiça de pensar e aceitamos como verdade qualquer resposta que outra pessoa nos dá. E assim ficamos repletos de informações errôneas que acreditamos ser verdade por que a maioria das pessoas afirma que é verdade. Ex.: Em nenhum momento da Bíblia diz que o nome do diabo é Lúcifer. Aliás, em Apocalipse 22:16 o próprio Jesus se autodenomina a “Estrela brilhante, e da manhã”. 

Mas hoje, não vamos falar sobre a mitologia cristã, pois é pouco polêmico (MAMILOS!). Vamos para outra MENTIRA DESLAVADA que nos contam e tomamos como verdade: a Terra tem sete MARES. 

Como era o oceano em tempo imemoriais... Pelo menos na cabeça das pessoas.

Antes de tudo, precisamos entender o que é um oceano e o que é um mar. O ponto chave para distinguir os dois é a profundidade. Os oceanos tem profundidade média de 3300m, chegando a 11000m nas Fossas das Marianas. É considerado um mar a porção de água que tem profundidade média não acima de 2000m. Por causa da profundidade, a cor da água também muda um pouco, enquanto no oceano a água é mais azulada, os mares possuem sua tonalidade mais puxada para o verde. 

Mar x Oceano.

Os primeiros relatos escritos que utiliza o termo “Sete Mares” remonta  2.300 a.C. encontrada em uma gravura suméria. Essa divisão do mundo em sete mares, quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica que realmente cartográfica.  Durante a Idade Média e até à descoberta do Novo Mundo (a.k.a. América) os famosos "sete Mares" eram: mar Glacial (Ártico), Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias. Contudo, a denominação de Mar é bem cultural, dependendo da região onde está localizado. 

O que aprendemos desde pequeno na escola é que existem 3 oceanos: o Pacífico, o Atlântico e o Índico. Estas três porções de água são interligadas entre si e são responsáveis pela vida na Terra. A maioria das enciclopédias dividem os oceanos nos famigerados “Sete Mares”: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico. 

É assim que cê aprende na escola.... ERRADO!

Essa informação já começa a comer o juízo da galera quando denomina o todo o Oceano Índico como um mar. Mesmo nós tendo aprendendo que essa bagaça É um oceano. Mas e o Mar Mediterrâneo? E o Mar Morto? Mar Vermelho? Se esses mares entrarem na conta vão ser mais que 7 mares, né?

Sim, amiguinhos. Não existem somente sete mares, de acordo com a Organização Hidrográfica Internacional existem 61 (MEIA UM) MARES nesse nosso planetinha. 7 mares uma ova. A grande maioria faz parte dos três oceanos, e questões culturais ou geográficas que os fazem ganhar a alcunha de mar. Por exemplo, o Mar Ártico tem sua circulação limitada entre Eurásia  e a América do Norte. O Mar do Caribe tem de um lado a América Central e do outro as Ilhas do (adivinhem?) Caribe. 

Mas essa divisão não acontece apenas com os oceanos. Os próprios mares são divididos em mais mares. Ex.: O Mar Mediterrâneo, que fica entre a Europa e a África é dividido em 14 mares, entre eles o Mar da Sardenha, Mar Adriático, Mar Negro, Mar Egeu (que por sua vez é dividido entre os Mares Trácio, Mirtóico e de Creta), etc. Algumas baías e golfos também são considerados mares, graças a sua extensão. Juntos, oceanos, mares, golfos e baías são responsáveis por cobrir 71% da extensão do Planeta Terra.  

No Yugioh, o poder dos mares é representado diretamente por uma das cartas mais clássicas do nosso querido certame: a carta de campo Umi. Já em Magic – The Gathering, representando essas poderosas porções de água há a lendária carta terreno “Mikokoro, Centro do Mar”. 

Os mares no card game!!

Os oceanos e mares regem nosso planeta, controla o clima e atmosfera. São o que fazem do nosso planeta praticamente inofensiva, e não praticamente inabitado. O mínimo que podemos fazer é saber quantos são e quais são eles. 

That’s all, folks.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário